A-A+

A Logística do Everest

December 28 Default 1 Ansichten
Advertisement

Como mencionamos na semana passada, a temporada de escalada do Himalaia está em pleno andamento, e as primeiras equipes de alpinistas deve estar chegando no acampamento base no Monte Everest nesta semana. BC no Everest cai em aproximadamente 17.500 pés, mais elevados do que a maioria das montanhas do mundo, mas é apenas o começo da subida que centenas de pessoas pagaram tanto quanto 65.000 dólares cada, e dedicou dois meses após a sua primavera, para não mencionar incontáveis horas de formação, para tentar.

O primeiro desses números é o que geralmente leva as pessoas a levantar as sobrancelhas. $ 65.000 é a extremidade superior do espectro quando se trata de escalar o Everest, e é possível ir para tão pouco como metade de que, ainda que é completamente uma soma de dinheiro de curso. Mas quando você está escalando a montanha mais alta do planeta, você realmente quer ir em uma taxa de "negócio"? O dinheiro vai para cobrir o custo de suprimentos, garrafas de oxigênio, guias, Sherpas e muito mais.

Uma vez que os não-alpinistas superar o choque da etiqueta de quanto os custos de um escalar o Everest, eles então se concentrar em dois meses que leva para completar a tarefa, e eles muitas vezes me pergunto como é que leva muito tempo. A linha de tempo de dois meses inclui quando o alpinista parte para Kathmandu e continua até que eles partem Nepal para casa. Ao chegar na capital Napali, geralmente há alguns dias passei lá adquirir licenças e organizar engrenagem, antes de voar para Lukla e começar a caminhada aproximadamente 10 dias para o acampamento base, ou a cabeça para Lhasa, no Tibete, dependendo de sua rota de escalada escolhido .

Há uma série de caminhos que os montanhistas podem tomar para chegar ao cume do Everest, e eles podem variar muito em dificuldade. As duas rotas mais populares são o Norte eo Sul Col rotas. O North Col cai no Tibete, e graças às fronteiras desse país a ser desligado por mais de um mês, há poucas equipes de escalada de que lado da montanha deste ano. Em vez disso, a grande maioria estão subindo a rota colo Sul, que é o mesmo que Sir Edmund Hillary e Tenzing Norgay usado de volta em 1953, quando o fez a primeira subida bem sucedida.

Não importa de que lado você subir a partir entanto, a abordagem é semelhante. As equipas vão estabelecer uma série de acampamentos em várias altitudes na montanha. Cada vez que eles vão para cima eles vão construir um desses campos, deixando para trás suprimentos que eles precisam quando eles fazem o seu impulso final cimeira. Depois que o acampamento é criado, eles vão passar a noite lá para se aclimatar à altitude, antes de descer de volta ao acampamento base para descansar, recuperar, e reabastecer antes de repetir o processo, indo mais na montanha, até que todos os quatro campos necessários estão completos.

No lado sul da montanha, Camp I está localizado na 19900 pés. A partir daí, os escaladores sobem um vale em forma de bacia chamado de Circo Oeste para estabelecer Acampamento II, também conhecido como Avançada Base Camp, em aproximadamente 21.300 pés. Movendo-se o flanco do Lhotse, eles vão construir acampamento III a 24.500 pés, antes de finalmente criar Acampamento IV em 26 mil pés, logo abaixo da região da montanha apelidada de "a zona da morte", assim chamado porque o ar é tão fino a essa altitude, que o corpo humano realmente começa a romper-se devido à falta de oxigénio.

A criação destes acampamentos leva várias semanas, graças ao lento processo de mover todos os equipamentos até a montanha, eo processo de aclimatação igualmente lento. Uma vez que os campos estão prontos no entanto, as equipes, então, esperar em BC para uma janela de tempo para abrir. Eles precisam ter vários dias de tempo bom para fazer uma tentativa ao cume, e às vezes pode demorar um pouco para essa janela para abrir. Nesse meio tempo, eles se sentam, e esperar, e espero que eles possam finalmente chegar em andamento. Muitos escaladores experientes dizem que o tédio que provém de estar, e espera, é a parte mais difícil da subida.

Quando a oportunidade vier, as equipes partiram de acampamento base, subindo a montanha, um campo de cada vez, passar a noite em cada antes de continuar para cima no dia seguinte. Quando atingem acampamento IV, eles vão descansar e se preparar para o dia Summit, que começa à meia-noite, com os alpinistas de sair no escuro para a cimeira com a esperança de alcançar seu objetivo.

Se tiverem sorte, eles vão chegar ao ponto mais alto do planeta por meio da manhã, mas os escaladores mais lentas vai straggle até o cume no início da tarde. Há um ponto de corte em que orienta vai virar suas equipes ao redor se eles estão demorando muito no entanto, como eles não querem ser apanhados acima 26.000 pés, após o anoitecer, quando ventos fortes, tempestades repentinas, e baixa de oxigênio pode ser mortal.

Ao chegar ao cume, os alpinistas vão gastar apenas 10 ou 20 minutos lá, antes de voltar para baixo. Os alpinistas experientes sabem que a cúpula é apenas a metade do caminho, e você ainda precisa descer com segurança, para que seja uma subida bem sucedida. A maioria vai acabar passando a noite no acampamento IV antes de completar sua descida no dia seguinte, chegar de volta no acampamento base, onde tudo começou.

Em um dia ou dois, eles vão começar a longa caminhada de volta para baixo vale do Khumbu para Lukla, pegar um vôo para Katmandu, onde eles vão passar mais alguns dias, antes de, finalmente, eles vão virar para casa. Por este ponto é geralmente final de maio ou início de junho, quase dois meses desde que eles partiram depois de seu sonho.